Sexta-feira, Março 1, 2024
Mais

    Artigos Recentes

    Cães de assistência na pediatria do S.João

    Crianças recebem visita dos patudos 2 dias por semana. A presença de um animal de companhia tem inúmeras vantagens, incluindo benefícios terapêuticos. A Associação Ânimas decidiu assim, com o financiamento de donativos de particulares e de empresas, e também, graças às consignação do IRS, criar este projeto.

    O Zazu é um Golden Retriever de dois anos e a Tika é uma labradora, com 4 anos, ambos cães de assistência, treinados para trabalharem em ambiente hospitalar. Catarina Cascais, da Associação Ânimas, afirma que ‘Os cães têm de ser muito afáveis, têm de ser cães calmos, têm de ser cães que transmitem muita tranquilidade, têm de ser cães que estejam disponíveis para o toque e que procurem esse toque, mas que procurem de uma forma controlada, obviamente.’.

    Os patudos percorrem com as tutoras percorrem a ala pediátrica do Hospital S.João. O objetivo é humanizar a experiência hospitalar, transmitir alegria e dar tranquilidade às crianças que aqui estão internadas.

    Cães de assistência na pediatria do S.João
    Fonte: SIC

    Para Sílcia Peça, também da associação, ‘Os benefícios junto das crianças são inúmeros, não só benefícios emocionais, a nível de diminuição da sensação de isolamento, grandes momentos de bem estar, baixam também os níveis de ansiedade, baixa significativamente a frequência cardíaca, a tensão arterial, reforça também o sistema imunitário, portanto, a percepção da dor também é alterada, a forma como eles encaram os procedimentos médicos também é completamente alterada, e tudo passa a ser mais suavizado.’

    Para Manuel Melo, Administrador da Ala Pediátrica do Hospital de S.João, o objetivo é apenas um. ‘Nós queremos tratar bem as nossas crianças, queremos que hospital não seja um lugar de sofrimento, seja um lugar de esperança, e que seja um lugar de passagem, e que essa passagem seja feita da melhor maneira possível.’.

    Por questões de segurança clínica, nem todas as crianças podem receber a visita dos cães, é o caso das que estão em isolamento.

    A funcionar há 1 ano no Hospital do Porto, este projeto superou as expectativas. Este projeto mostrou-se benéfico não só para as crianças como também para os profissionais de saúde. Filomena

    ‘Foi benéfico para as nossas crianças, sobretudo, mas também para os profissionais, noto que acarinham e que se sentem tranquilos e é um momento muito agradável para toda a equipa. – Enfermeira-chefe cirurgia pediátrica hosp. s.joão

    O projeto de duplas de cães de assistência da ala pediátrica do hospitald e s.joão, promovido pela associação Ânimas, é

    Coloque aqui o seu comentário

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Latest Posts

    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    Assine a nossa newsletter

    para ser atualizado com todas as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.