Segunda-feira, Julho 22, 2024
Mais

    Artigos Recentes

    Com que frequência deve um cão tomar banho?

    Uma questão muito comum em relação aos nossos patudos, é com que frequência estes devem tomar banho.

    A questão de tomar banho não tem margem para dúvida, todos os patudos devem tomar banho, agora a frequência já é outra questão. São muitos os factores que o tutores devem ter em questão, relativamente aos seus cães, para chegar a uma certa conclusão.

    Além de tomar banho, existe outra questão igualmente pertinente. A escovagem dos patudos. Os cães devem ser escovados todas as semanas, principalmente, na fase de mudança de pêlo, que esta exige que sejam escovados várias vezes por semana. Esta deve ser implementada desde pequenos, com um reforço positivo, ou seja, oferecendo uma guloseima para ver se ajuda.

    Apesar destes, não tenham uma queda de pêlo que exija o procedimento, é importante habituá-lo à escova e ao toque e movimento da mesma. A escovagem além de importante para remover o pêlo morto, é igualmente indispensável para ajudar a remover a sujidade e ainda identificar parasitos externos ou lesões na pele. Devemos ser sempre gentis para evitar provocar lesões cutâneas e ao fazendo regularmente, diminui a necessidade de banhos.

    Quanto à questão dos banhos, um dos fatores determinantes para a frequência é o tipo de pêlo que o nosso patudo tenha (se é curto, longo, muito denso ou pouco denso), o estilo de vida (se é animal de companhia ou trabalho), exposição à sujidade (se vive numa quinta, se vai ao mar todos os dias, se vive dentro de casa e passeia à trela ou ainda se convive com outros animais).

    Se dormir na cama consigo, a higiene do dono passa pela higiene do cão, nesse caso, podemos falar de banho mensal ou de dois em dois meses. Os patudos com muito pêlo, como os huskys, ous Serra da Estrela, pastor alemão e etc., requerem um grooming (banho e tosquia) mais frequente para manter a higiene e a saúde do pêlo e da pele. Mas atenção, banhos excessivos podem danificar a saúde da pele e do pêlo.

    Para os banhos dados em casa deve-se ter sempre em atenção aos produtos utilizados, pois estes devem ser próprios para os nossos animais de companhia. De preferência os que não têm álcoois e perfumes. Secar muito bem o pêlo, evitando dermatites húmidas e proliferação de microorganismos na pele.

    Com que frequência deve um cão tomar banho?
    Fonte: Público

    Coloque aqui o seu comentário

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Latest Posts

    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    Assine a nossa newsletter

    para ser atualizado com todas as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.