Terça-feira, Julho 23, 2024
Mais

    Artigos Recentes

    Cães de assistência ajudam doentes e profissionais do Hospital de São João a relaxar e sorrir

    O projeto de duplas de cães de assistência na Ala Pediátrica do Hospital de São João, no Porto, que vigora desde outubro passado, tem sido um sucesso, de acordo com os profissionais de saúde.

    Zazu, uma golden retriever de 2 anos, e Tika, uma labrador retriever um ano mais velho, têm tido um enorme impacto no relaxamento de doentes e profissionais. Se antes se cingiam apenas às crianças e familiares presentes na Ala Pediátrica, hoje ajudam todos.

    Catarina Cascais, tutora da Zazu, testemunhou à Lusa o trajeto de afeto conseguido entre os profissionais que trabalham no Internamento, Hospital de Dia, Neonatologia e consultas externas pediátricas que, às segundas e sextas-feiras, na companhia de Sílvia Peça, tutora da Tika, são visitados no âmbito do projeto.

    “Começámos a apercebermo-nos que, para além dos benefícios diretos nas crianças, eles eram extensíveis também aos familiares e aos profissionais de saúde e de todo o hospital”, afirmou a voluntária da Ânimas.

    De acordo com Catarina Cascais, esta perceção alterou a “forma de pensar o projeto”, conseguindo perceber que, para além dos benefícios descritos na literatura que as crianças poderiam obter, “aos profissionais de saúde — que apresentam possibilidades de ‘burnout’ [exaustão física e mental], de ‘stress’ e de desmotivação no trabalho -, fazer festas durante cinco minutos a um cão de terapia equivale ao relaxamento conseguido em 20 minutos de descanso ou sesta. Ou seja, para além dos benefícios ao nível físico e psicológico, também lhes dá muito prazer”.

    “Já nos aconteceu estarmos nos corredores e encontrarmos profissionais que nos dizem ser este o dia preferido da semana”, relatou.

    Esta ideia é partilhada pela pediatra Irene Carvalho, para quem “é muito bom ter a presença dos cães”, pois não só “fazem a diferença no dia de trabalho”, como “ajudam a melhorar o bem-estar através de um carinho e de um sorriso”.

    Foto: Lusa/José Coelho

    Coloque aqui o seu comentário

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Latest Posts

    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    Assine a nossa newsletter

    para ser atualizado com todas as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.