Os cães de raça grande e gigante exigem certos cuidados. O médico veterinário, André Santos, partilhou alguns cuidados a ter com os patudos, num vídeo para o Sic Notícias.
Sendo cães de raça grande e gigante acabam por ter muito peso, que acaba por sobrecarregar as articulações e efetuar despiste precoce de displasia da anca e do cotovelo, antes de efetuarem um ano de idade, ou ainda antes, são algumas das maiores preocupações a ter com os patudos. O médico veterinário partilha “Estas são doenças que podem progredir e afetar muito a qualidade de vida dos nossos animais.”.
Fornecer-lhes uma alimentação apropriada, é outro cuidado importante a ter. Quanto maior quantidade de protetores articulares, irá fornecer nutrientes, macro e micronutrientes específicos para o seu tamanho. A quantidade de alimentação, dar duas ou quatro vezes ao dia, irá prevenir também a torção gástrica. Os patudos não devem fazer muito exercício ou atividade depois de comer, devem comer apenas várias porções ao longo do dia.
O veterinário propõe ainda uma suplementação aos cães de raça grande e gigante. Sugere protetores articulares desde cedo, mesmo antes de terem qualquer tipo de alteração articular, com uma predisposição que têm a doença crónica articular degenerativa.
Por último, partilha no vídeo a importância dos patudos “E é importante que estes cães, “sendo grandes, tenham passeios mais longos, e que possamos despender um bocadinho mais de tempo no exterior com eles, para eles se sentirem mais felizes, e poderem desgastar, toda aquela hiperatividade e energia.”.