Scooter foi resgatado das ruas em Portugal, pela sua agora dona, Kristie Coy-Martin, tendo levando-o para o Reino Unido, onde vive há sete anos. Kristie decidiu torná-lo um cão surfista terapeuta, depois deste a ter salvado do stress de trabalho.
Segundo a dona, esta conseguiu ultrapassar a sua má fase ao praticar surf com o seu melhor amigo patudo. “Está cientificamente provado que, quando fazemos festas no pêlo de um cão, os recetores nas mãos diminuem a pressão arterial e libertam hormonas da felicidade”, afirma Kristie. O cão estava sempre desperto da sua dona e acabava por saltar muitas vezes para a prancha da dona, que acabava por a acalmar. Kristie decidiu então treiná-lo durante diversos meses na piscina, para que este conseguisse ir sozinho para a prancha, tornando-se num cão surfista terapeuta.
Scooter é agora o único cão na Europa, que proporciona sessões terapêuticas para crianças com necessidades especiais.
Numa reportagem feita pela RTL Alemanha, consegue ver o cão a surfar com Ryan, um jovem de 15 anos que sofreu danos cerebrais no parto, e está dependente de uma cadeira de rodas. Ryan com a ajuda do patudo conseguiu concretizar o seu sonho de surfar ondas.
Scooter é uma grande ajuda, sendo até recomendado pelos médicos.