Não é disparatado e aconteceu mesmo. Numa pequena cidade de Idyllwild, na Califórnia, o Golden Retriever, Max III, é o que ocupa o cargo mais importante da Câmara Municipal, o de presidente. Mas não é o primeiro, Max III, tal como o nome indica é o terceiro na sua linhagem a assumir o cargo.
Sendo uma região considerada ‘não incorporada’, ou seja, não pertence a um município, permite que o patudo seja o seu ‘presidente’. Mas não está sozinho no ‘poder’, tem Meadow, um cão também de raça Golden Retriever, como Vice-Presidente, e como chefe de gabinete, tem Phyllis Mueller, a dona de Max III, de 72 anos.
Mas Max III não assume o seu cargo com leveza. O Golden Retriever faz caminhadas pelo centro da cidade, visita hospitais, escolas e lares de idosos espalhando amor e alegria por todo o lado.
Tudo começou em 2012, quando um grupo de resgate de animais, segundo o The Guardian, decidiu organizar uma eleição exclusiva pata ‘não-humanos’. O percurso político destes patudos têm-se mostrado importante no papel que tem desenvolvido dentro da comunidade. Foram a grande fonte de conforto e alegria durante a pandemia de COVID-19.
Phyllis acrescenta ainda ao The Guardian que “Com eles, quero lembrar às pessoas que há coisas boas no mundo. Todos os dias, as pessoas fazem coisas boas”. Terminando com, “Estes cães são anjos na Terra e amam-nos com todo o seu coração.”.