A raça nasceu em 1868 e para celebrar foi organizada a festa mais adorável de todo o sempre. Mais de 400 cães da raça juntaram-se no lugar do seu nascimento, Guisachan House, na Escócia para celebrar mais um aniversário da raça.
Resultado do cruzamento de Nous, um Retrievers de pelagem encaracolada, com Belle, da raça extinta Tweed Spaniel, a raça com um clube chamado Golden Retriever Club of Scotland, organiza anualmente a celebração para data do nascimento dos primeiros patudos da raça. Este ano conseguiram juntar pessoas de mais de 12 países.
Os encontros anuais tem um único objetivo – manter a história da raça viva e celebrá-la. Carol Henry, porta-voz do projeto, afirma “Queremos manter a confiança, a educação, o companheirismo e a lealdade”.
A celebração começou com um trilho até à propriedade onde os patudos e os tutores foram recebidos por um flautista, seguido por uma banda que tocou “I’m gonna Be (500 Miles)” dos The Proclaimers entre outros temas com a gaita de foles.
Os cães brincaram, comeram, correram e celebraram a sua história, na casa que agora se encontra em ruínas desde a década de 1960. O cães mais amados destacam-se pela pelagem, pela meiguice assim como pelas habilidades de caça.