Donatello, o cão-polícia da Unidade Especial do Grupo Operacional Cinotécnico da PSP, cumpriu na última quinta-feira, dia 27 de outubro, a sua última missão com Paulo Quintal, agente principal da Unidade Especial e seu tratador, após cinco anos no projeto ‘Eu cuido’, tendo-se deslocado a várias escolas de todo o país e ensinado milhares de crianças sobre o correto tratamento dos animais. O objetivo é que todos os ensinamentos passem da comunidade escolar para o seio das famílias.
Prestes a completar nove anos, e com problemas nos rins, este rottweiler vai ter agora o merecido descanso. O Jardim de Infância Bairro dos Pescadores da Nazaré foi o estabelecimento de ensino onde o agente desempenhou a sua última missão antes de se reformar.
Donatello ainda realizou algumas missões de patrulhamento e ordem pública, mas a sua interação junto das crianças levou-o a uma dedicação exclusiva ao projeto ‘Eu cuido’, tendo a PSP considerado que contribuiu para “o prestígio da imagem institucional” da mesma.
De momento, encontra-se uma cadela pastor-alemão a ser treinada para substituir o agora reformado agente canino, e que tem no seu currículo um louvor pelo seu desempenho.
Foto: Nuno Brites/Global Imagens