Segunda-feira, Junho 17, 2024
Mais

    Artigos Recentes

    Na Turquia, um cão foi salvo por equipa portuguesa após 200 horas debaixo dos escombros

    Um cão que esteve cerca de 200 horas debaixo dos escombros na cidade de Antáquia, foi resgatado pela equipa portuguesa mobilizada na Turquia.

    Mais de uma semana após o sismo que afetou o sudeste do país, o coletivo luso salvou um golden retriever de uma cave colapsada na zona sul da cidade acima referida, uma das mais afetadas pelo terramoto.

    Visivelmente magro, com costelas salientes, o cão adulto, de pelo dourado, tinha também o focinho e as patas com algumas feridas, sinal de que teria “tentado esgravatar a parede e encontrar uma saída”, disse à agência Lusa o coordenador da equipa cinotécnica da GNR que está na Turquia, André Rosa, referindo ainda que o animal “só tinha espaço para estar deitado, ali dentro”.

    André Rosa explicou que os cães “aguentam muito mais tempo do que os humanos sem comida”, mas, ainda assim, “é muito tempo sem acesso a água para um cão”.

    Tudo começou com um acaso: o animal foi encontrado depois de uma das cadelas da equipa, Kejsi, ter ladrado. A resposta do cão soterrado captou a atenção da equipa lusa, que conseguiu atrair o animal, através de um buraco, para o exterior.

    Calmamente, começou a abrir-se um buraco, junto ao qual a equipa deixou um pouco de comida e foram chamando o cão, tendo este aparecido. “Anda! Anda!”, encorajaram os militares, sendo que o animal lá venceu o medo e saiu pelas suas próprias patas.

    Toda a equipa bateu palmas e o cão, após ter ignorado a água e a comida, correu, meio confuso, pelas imediações do edifício. Depois, regressou à casa, onde foi direito a uma poça de água, para beber.

    Depois de algumas festas, chegou o batismo: “Tuga” foi o nome dado pela equipa ao cão salvo dos escombros.

    “Salvar um cão é incrível, ainda para mais para nós, que são os nossos companheiros. Dá um gosto especial”, afirmou André Rosa.

    Foto: Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil

    Coloque aqui o seu comentário

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Latest Posts

    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    Assine a nossa newsletter

    para ser atualizado com todas as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.