O Animal Foundation, é uma associação em Las Vegas, nos Estados Unidos da América, onde os miúdos entre os 6 e os 17 anos, podem-se deslocar e ler histórias diferentes para os patudos.
Segundo a associação, esta interação tem como objetivo “Ajudá-los a lidar com o stress e a ansiedade que sentem por estarem num abrigo”. Este projeto surgiu da necessidade de ajudar com a ansiedade de alguns dos patudos, que vão sentindo com a superlotação dos abrigos. A diferença de rotinas, estando agora limitada num sítio acaba por ter também alguns impactos nos animais.
A solução encontrada, além dos donativos monetários e ainda alimentação e cuidados animais, surgiu com a necessidade de dar atenção a todos os patudos da associação, de forma a que o pesadelo se torne menos traumático e com o tempo, a que ganhem mais confiança. Este projeto procura promover também a possibilidade de adoção destes patudos.
A associação partilha, “Ler para os animais é uma forma excelente de os ajudar. Conversar com a voz firme que usamos quando lemos ajuda-os a ficarem mais calmos e descomprimidos.”.
A Animal Foundation aceita grupos de até nove miúdos, das 11h às 18h, de terça a domingo. Os responsáveis tem apenas de preencher um formulário de inscrição. Após a inscrição é lhes dado um banco, ou cadeira, e é só escolher um livro e começar a ler para as diversas jaulas.
Com o sucesso desta iniciativa, outras associações decidiram seguir o mesmo caminho. Uma utilizadora afirma, “Os animais conseguem concentrar-se na pessoa que está a conversar calmamente com eles e precisam disso para manter a sanidade. Já os miúdos, veem tantos patudos tristes e lindos de todas as formas, tamanhos e raças… eles crescerão e, provavelmente, adotarão animais de abrigo”.
Para os pais estes consideram uma ótima experiência, segundo estes, “Os nossos filhos de seis e nove anos participaram e adoraram. Vamos voltar! Também gostamos de mimar os animais com um petisco”.
Além de irem ler histórias para os patudos, muitas famílias começaram a doar livros para que estivessem disponíveis nos abrigos para quem quer acalmar os patudos.