O Município da Marinha Grande, através do seu Serviço Médico Veterinário, lançou uma campanha de identificação eletrônica gratuita para cães e gatos, com o objetivo de promover a responsabilidade na detenção de animais de companhia e combater o abandono animal. Esta iniciativa decorre até 13 de dezembro de 2024 e destina-se a animais residentes no concelho da Marinha Grande.
A identificação eletrônica de animais de companhia, como cães e gatos, é um passo essencial para garantir a proteção dos mesmos. Através deste procedimento, é possível:
- Facilitar o reencontro de animais e devolvê-los aos seus donos em caso de fuga ou perda;
- Promover a responsabilização dos detentores, ajudando a reduzir o abandono de animais;
- Cumprir a legislação nacional, que exige que todos os cães, gatos e furões estejam identificados eletronicamente e registados no SIAC até 120 dias após o nascimento.
A campanha destina-se a cães e gatos com idade superior a 2 meses que ainda não tenham identificação eletrónica e cujos donos sejam residentes no concelho da Marinha Grande. Os interessados devem agendar previamente a ida ao Centro de Recolha Oficial (CRO), contactando o número 244 098 864.
No momento do agendamento, é necessário que o detentor do animal leve consigo o Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e o Número de Identificação Fiscal, para que o registo no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC) seja efetuado.
Apesar da obrigatoriedade da identificação eletrônica, ainda são encontrados diariamente animais sem qualquer tipo de identificação nas ruas, o que dificulta o processo de devolução aos seus detentores e aumenta a vulnerabilidade ao abandono. Esta campanha é, assim, uma oportunidade para que os tutores dos animais cumpram com as suas responsabilidades e assegurem que, em caso de fuga ou perda, os seus patudos possam regressar ao lar em segurança.