Terça-feira, Julho 23, 2024
Mais

    Artigos Recentes

    Cão com laço amarelo em Oeiras? Dê-lhe espaço.

    Se estiver a passear por Oeiras e deparar-se com um cão com um laço amarelo, saiba que significa que o mesmo precisa de espaço.

    Trata-se da novidade lançada durante o mês de Outubro, na Festa Animal de Oeiras. O projeto, Código Amarelo de Oeiras (CAO), com o mote ‘Oeiras pelos animais’, insere-se no âmbito da política animal da Câmara Municipal de Oeiras.

    A iniciativa é já recorrente noutros países, desde 2013, e foi agora adotada por Oeiras. Como a Câmara Municipal de Oeiras destaca na sua página, este laço “não serve para identificar cães perigosos ou potencialmente perigosos, nem tão pouco para ‘marcar’ cães agressivos”. O objetivo é alertar as pessoas para não tocarem no animal por este não ser sociável ou ter outra característica que careça de algum afastamento, como ter sido adotado recentemente, estar em fase de treino, ser mais reativo, estar em tratamento, entre outros.

    Para que os tutores possam receber um laço, os seus animais deverão estar licenciados na Junta de Freguesia. O seu levantamento poderá ser feito em todas as juntas de freguesia do Concelho de Oeiras, em espaços municipais de atendimento ao público e ainda no CROAMO – Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Oeiras.

    ‘O CAO tem a finalidade específica de alertar que determinado animal necessita de espaço, não devendo ser usado com outro fim ou como adorno.’, informa a CM de Oeiras, sendo que a sua utilização “não desresponsabiliza o tutor da obrigatoriedade de cumprir com todas as demais boas práticas de política animal, nomeadamente a utilização de trela, arnês e coleira ou açaimo (nos casos previstos)”.

    Por isso já sabe, dê espaço se encontrar um animal doméstico com este laço.

    Foto: Câmara Municipal de Oeiras

    Coloque aqui o seu comentário

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Latest Posts

    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    Assine a nossa newsletter

    para ser atualizado com todas as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.