Quando se vive num apartamento é importante ter em atenção as raças ideais para se manter dentro de um apartamento. Dos diferentes fatores a ter em atenção está o tipo de necessidades, personalidade e ainda o barulho, que deve de ter em conta na hora de adotar ou comprar o seu novo companheiro de quatro patas.
Procure oferecer brinquedos ou ossos para os cães roerem e estarem entretidos, evitando o tédio que pode levar a que façam barulho para chamar atenção ou ainda que roam os móveis da casa. Cães energéticos não são os ideias para se ter em espaços fechados, podem ficar entediados ou mesmo stressados. O melhor é procurar as raças de cães mais sossegadas para que não dê problemas a si nem aos seus vizinhos.
Não se esqueça de os levar a passear. Apesar de preguiçoso ou de pouco ativo, todos os cães necessitam de correr um pouco, brincar e estar com contacto com a natureza. Interagir com plantas e outros cães. Isso fará bem tanto a si como ao seu patudo. Aproveite ainda os passeios para que eles possam fazer as necessidades. Quanto antes ensine-o e leve-o a locais aconselhados para que este possa fazer as suas necessidades fora de casa, evitando acidentes.
Apesar de haverem melhores amigos de quatro patas que se adaptam bem a espaços sociais, evite que este fique sozinho o dia todo. Podem passar algumas horas sozinhos, mas isolados pode deixá-lo triste.
Abaixo deixamos algumas sugestões de raças mais indicadas para apartamento.
Lhasa Apso
Esta raça de cães de pequeno porte são ótimos para quem vive em apartamento. São calmos, o único dilema é o pelo que cresce com muita frequência.
Buldogue francês
Também ótimos devido ao seu tamanho, são ótimos a interagir com crianças e são dóceis até com outros animais.
Pug
Adora a companhia dos seres humanos, sendo apegados aos seus tutores. Estes pequenos patudos são amigáveis e sossegados.
Buldogue Inglês
Para quem é preguiçoso o Buldogue Inglês será a sua alma gémea. São tranquilos, preguiçosos, só querem um bom sofá para descansar.
Chihuahua
Perfeito para apartamento devido ao seu tamanho, são apegados aos donos e cães alegres e amáveis.
Bichon Frisé
Nesta raça tem tanto vantagens como desvantages. Apesar de pequenos e caladinhos, não ladram muito, estes patudos procuram muita atenção sendo irrequietos.
Pequinês
Tal como o nome indica são pequeninos. Todas as suas características são ótimas para quem vive num espaço pequeno. São calmos, preguiçosos e exigem pouco exercício físico.
Yorkshire Terrier
A mais comum por entre os apartamentos. Pequenos, calmos e sociáveis.
Cavalier King Charles Spaniel
Tanto gostam de uma boa caminhada e passeios na praia, como estar a relaxar no sofá. São calmos e amigáveis.
Beagle
Apesar de energéticos, o seu porte pequeno e sociabilidade aliciam a um bom patudo para apartamento. Adoram pessoas, passear nos parques e brincar.
Shar-pei
Com temperamento calmo, não exigem muito exercício físico. Ter apenas em atenção que suportam mal o calor e por isso é necessário estarem em apartamentos frescos.
Pinscher
Pequenos e leais. Adoram a hora de passear, atenção apenas porque são muito ciumentos.
Spaniel Tibetano
Não exige muito exercício físico e age como um verdadeiro cão de guarda, apesar de não ladrar de forma excessiva.
Poodle Toy
Caracterizado pela sua inteligência, amabilidade e social. é um ótimo cão de apartamento principalmente pela facilidade de o educar.
Basset Hound
Mais um patudo preguiçoso e calmo, as características ideias para um apartamento.
Fonte: iol