A Sonae decidiu avançar com um processo de cisão-fusão, envolvendo quatro empresas do grupo retalhista, para autonomizar as unidades de negócio ligadas aos setores da papelaria, do cuidado animal (PetCare) e do marketing. Vão ser retiradas da esfera da Modelo Continente estes “ramos de atividade que não se apresentam como sendo, atualmente e no futuro, o foco da sua atividade comercial”.
Em termos práticos, esta operação envolve a cisão de parte do património da sociedade Modelo Continente Hipermercados SA e a sua fusão em três empresas (Mundo Note – Papelaria, Livraria e Serviços, SA; ZU, Produtos e Serviços para Animais SA; e Mcmkt Brands, Lda.).
Fonte oficial da empresa retalhista sublinhou que este processo societário “permitirá o destaque de determinados negócios” de uma das sociedades para outras do mesmo grupo, visando a “reestruturação de negócios, com vista à sua especialização e melhor performance de cada um” deles.
Os 44 espaços ZU “fogem” aos hipermercados
No que concerne à ZU, que opera no setor de PetCare, o “crescimento sustentado” das vendas e a “crescente diferenciação” dos seus produtos e serviços, face à oferta disponibilizada nos supermercados e hipermercados Continente, são as explicações apresentadas para a autonomização deste ramo de negócio numa outra entidade jurídica, com gestão e recursos autónomos.
O primeiro espaço foi inaugurado em 2014 e tem atualmente um total de 44 lojas espalhadas pelo território português.
Foto: Zu