Sábado, Junho 22, 2024
Mais

    Artigos Recentes

    Santarém acolheu o maior evento canino do ano

    O CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, recebeu, entre os dias 29 de outubro e 1 de novembro, o maior conjunto de eventos caninos do ano, conjugando uma série de exposições com a celebração dos 125 anos do CPC – Clube Português de Canicultura.

    Com origens que remontam a 1897 e tendo sido apadrinhado pelo Rei D. Carlos, o clube tem hoje um carácter federativo e o estatuto de Utilidade Pública, sendo da sua responsabilidade a gestão do LOP – Livro de Origens Português.

    Desta vez, a data de aniversário foi assinalada com a soma de várias monográficas e especializadas de diferentes raças às exposições caninas do CPC, tradicionalmente conhecidas como “o QC de Lisboa” por se terem realizado durante muitos anos na zona da capital e nelas ser atribuído o ponto obrigatório QC – Qualificativo de Campeonato.

    A sua transferência para Santarém permitiu usufruir de um recinto considerado com muito melhores condições. E foram desta vez três edições de um fôlego (a 137.ª, 138.ª e 139.ª Exposição Canina do CPC), registando cerca de 1800 inscrições diárias.

    Além de pontos para os campeonatos de beleza, estavam em jogo o título de Latin Winner e CPC Winner, bem como o acesso ao Crufts 2023, a maior exposição canina do mundo, que se realiza em Março em Birmingham, Inglaterra, e poderá reunir cerca de 20 mil cães.

    As exposições de Santarém aproveitaram a “ponte” por causa do feriado do dia 1 e criaram um programa de quatro dias para um total de 12 exposições, já que se juntaram também as monográficas do Collie Clube de Portugal, do Clube Português do Dogue de Bordéus, do Teckel, de Spaniels, de Retrievers, do Cão de Companhia e de Galgos, além de especializadas do Bouledogue Francês e do Epagneul Pequinês.

    No total, o CPC refere mais de 4500 inscrições e a participação de exemplares oriundos de 23 países, os quais foram submetidos a julgamentos por 20 juízes de nove nacionalidades.

    Refira-se que estas exposições não devem ser confundidas com as da Santarém, que terão igualmente lugar no CNEMA, mas em dezembro e no âmbito da Avisan, como é já habitual.

    Essas e outras mais constam dos calendários oficiais que pode consultar AQUI e AQUI.

    Veja a Galeria de Imagens:

    Coloque aqui o seu comentário

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Latest Posts

    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    Assine a nossa newsletter

    para ser atualizado com todas as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.