A procura por serviços para cães e gatos cresceu 41% em 2022, segundo dados da app de contratação de serviços Fixando. A maioria dos pedidos reflete-se nos serviços de hotel para animais (55%), seguidos do treino de cães (26%) e pet sitting/pet walking (12%).
Apesar da influência da sazonalidade na procura pelos serviços de hotel para animais e pet sitting/pet walking, com os meses de Verão a registarem a maior afluência de pedidos para cuidar de animais de estimação, em 2022, o mês de Dezembro registou uma enorme procura por parte dos donos. Aqui, o crescimento foi de 54%, comparativamente ao período homólego do ano anterior.
No entanto, a oferta disponível não conseguiu acompanhar esta tendência e a maioria dos tutores teve dificuldades em encontrar um especialista para cuidar dos seus pets: na Fixando, 82% dos pedidos de serviços para animais ficou sem resposta.
Desta forma, desta escassez de oferta resultou um aumento do preço médio praticado na área, passando de 16 euros/hora em 2021, para 18 euros/hora no ano passado. Os serviços de treino para cães sofreram um aumento de 17 euros/hora para 20 euros/hora e pet sitting/pet walking de 7 euros/hora para 9 euros/hora. Apenas os hotéis e creches para animais mantiveram os preços, com valores médios de 25 euros por dia em hotéis e 15 euros por dia em creches.
De acordo com a mesma análise, a concentração da procura nos meses de férias, aliada à falta de especialistas, levou a que mais de nove mil donos não conseguissem encontrar um local ou alguém com quem deixar o seu pet em 2022.
Até ao final deste ano, a Fixando estima que mais 18 mil donos necessitem de recorrer a um especialista para cuidar do seu animal durante a sua ausência, dos quais 15 mil terão dificuldades em contratar alguém. De forma a responder a esta procura urgente por pet sitters e pet walkers, a Fixando quer angariar pelo menos mil cuidadores de animais de estimação em todo o país.