Segunda-feira, Julho 22, 2024
Mais

    Artigos Recentes

    Plantas de Natal tóxicas para o seu patudo

    Maior parte das pessoas acha inofensivas algumas plantas, no entanto, existem plantas de Natal tóxicas para o seu patudo. A veterinária Ana Mota Ribeiro, avisou no blogue da Barkyn, algumas plantas que “também podem constituir um perigo iminente para os cães”.

    O principal aviso que a veterinária faz, é para as conhecidas Estrelas-de-Natal, cujo nome é Poinsettia. Esta planta possui uma seiva leitosa, que é uma substância interna que é uma espécie de látex, pode causar inflamação local, for e comichão, irritações e dormências em caso de contacto com os olhos. Caso seja ingerida ou lambida pode provocar náuseas, vómitos e diarreia.

    Ana Mota Ribeiro alerta também para outras plantas de natal tóxicas, como o visco. Apesar do nível de toxicidade não seja elevado, “pode constituir um problema se for ingerida em grandes quantidades. A intoxicação por visco pode levar a sérios problemas de saúde, incluindo alterações cardiovasculares, como a hipotensão.”.

    O próprio azevinho ingerido em pequenas doses pode provocar vómitos, diarreia, salivação excessiva e tremores. A veterinária explica que a planta “é constituída por cafeína e teobromina, substância que também se encontra presente no chocolate. Em grandes quantidades pode afetar de forma muito negativa os cães, trata-se de uma planta muito tóxica.”

    Por último, mas não menos importante das plantas de natal tóxicas, os nossos pinheiros. “As agulhas de pinheiro podem causar danos se ingeridas, podendo perfurar os intestinos ou o revestimento do estômago. Os óleos do pinheiro podem também causar irritação das mucosas do seu cão.”

    A veterinária alerta, por fim, que em caso de suspeita de intoxicação, os passos a seguir é tentar remover a maior quantidade da planta possível da boca ou corpo do seu cão de companhia. Tentar identificar a planta e se não conseguir fazê-lo, leve uma amostra para mostrara ao veterinário e deslocar-se com o seu patudo com urgência a um.

    Plantas de Natal tóxicas para o seu patudo
    Fonte: Barkyn

    Coloque aqui o seu comentário

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Latest Posts

    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    Assine a nossa newsletter

    para ser atualizado com todas as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.