Quinta-feira, Fevereiro 29, 2024
Mais

    Artigos Recentes

    O mundo visto pelos cães

    Já se deve ter questionado como é que é o mundo visto pelos cães. Pois, na verdade estes vêem o mundo de forma diferente à nossa. Há quem diga que os nossos patudos não vêem muito bem, e que dependem do olfato, o que não está muito correto.

    Os cães vêem algumas coisas melhor e outras pior que nós. Tendo em conta que maior parte dos cães são caçadores a sua visão é adaptada a essa característica, tendo de identificar facilmente as presas, que se encontram no meio da paisagem com condições de luz que variam. Os olhos destes então acabam por se focar na distinção de objetos em movimento e não na cor ou nitidez.

    Essa acaba por ser a maior diferença entre a nossa visão e a dos nossos patudos, pois eles distinguem menos cores. Estes possuem apenas dois tipos de cones – as células foto-receptoras responsáveis pela percepção da cor – enquanto os seres humanos têm três. As cores que se encontram dentro dos limites destes comprimentos de onda, como o cor-de-laranja e o verde, são percepcionados como amarelo, enquanto as que se afastam mais, como o vermelho ou o violeta, assumem tons monocromáticos aos seus olhos.

    Uma outra diferença entre as visões é a capacidade de distinguir diferenças pequenas com exatidão. Regra geral, os cães têm problemas em distinguir imagens a média e longa distância. Isto significa, que uma pessoa consegue distinguir um objecto nitidamente a cerca de 23 metros, um cão precisa de estar a cerca de seis metros para o ver com a mesma nitidez – daí a importância do olfacto na sua vida. O focinho comprido do cão permite a este ter uma melhor visão periférica (até 270º), sendo que os de focinho curto (ronda os 180º, semelhante à dos humanos).

    Apesar de poder-se dizer que os cães têem miopia, estes têem uma excelente capacidade para distinguir objectos ou seres em movimento. Isso deve-se à sua maior quantidade de bastões, que lhes permite processar as imagens com mais rapidez, sendo uma característica importante para a caça. Por essa mesma razão, que os brinquedos em movimento são os preferidos dos patudos, por conseguem distinguir com maior facilidade quando nos deslocamos.

    Por último, a sua visão noturna. A maior densidade de bastões permite-lhes ver em condições de luz mais variáveis. Os cães vêem igualmente bem durante o dia e durante a noite.

    O mundo visto pelos cães
    Fonte: National Geographic

    Coloque aqui o seu comentário

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Latest Posts

    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    Assine a nossa newsletter

    para ser atualizado com todas as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.