Sexta-feira, Junho 21, 2024
Mais

    Artigos Recentes

    A importância da Higiene Oral em cães

    Muitas vezes é desvalorizada a importância da higiene oral no animal. No entanto, o que muita gente não sabe é que uma rotina de cuidados higiénicos oral simples e adequados podem prevenir a evolução para doenças mais graves.

    A doença periodontal é uma das patologias mais frequentes nos pequenos patudos, sendo a saúde oral fundamental para o seu bem-estar e uma vida plena. A higiene oral deficitária pode levar ao desenvolvimento de doenças periodontais, cáries ou mesmo à perda de dentes. Estes problemas podem depois afetar a saúde cardiovascular. o processo de digestão e ainda a o sistema imunitário dos nossos melhores amigos de quatro patas.

    Segundo a médica veterinária do AniCura Atlântico Hospital Veterinário, Dra. Ana Raposo, “A higiene oral inadequada e a falta de revisões orais regulares podem provocar doenças graves nos animais de companhia, independentemente da idade. A patologia mais frequente na prática diária dos pequenos animais é a doença periodontal. Trabalhar na prevenção de problemas futuros desde casa, adotando hábitos simples e revisões periódicas com o veterinário é essencial para evitar a evolução para situações mais graves“, alerta a médica veterinária.”.

    Os nossos patudos são tal como nós, necessitam de uma boa rotina de higiene oral. A médica veterinária salienta quatro passos indispensáveis para manter a saúde oral do seu melhor amigo de quatro patas:

    . Escovar os dentes diariamente. Uma boa escovagem pode prevenir uma doença periodontal, que se desenvolve quando as bactérias da boca se concentram na superfície dos dentes, formando a placa bacteriana. A escovagem dos dentes destrói a placa bacteriana, mantendo a boca limpa e evitando a formação de tártaro e gengivites e mantendo a higiene oral. Este hábito deve ser criado sempre à mesma hora de manheira a causar-lhe menos stress. A escova de dentes deve ser macia e a pasta de dentes apropriada para animais. Se o seu patudo permitir, levante ligeiramente o lábio superior para escovar os dentes da frente num movimento ascendente e descendente, passando depois para os dentes de trás.

    . Visitas regulares ao veterinário. Uma visita anual para um check-up oral, é o recomendado para avaliar a saúde oral do nosso animal de companhia. Dessa maneira será avaliada a necessidade de realizar exames ou até uma limpeza profissional.

    . Alimentação cuidada: A alimentação, tal como nos humanos, desempenha um papel importante na saúde oral. Alimentos secos, tem pouca humidade e consistência mas dura comparativamente com os alimentos frescos. Os alimentos fresco acabam por ser o mais indicados, pois adiram à superfície do dente e provoque um efeito mecânico de remoção da placa bacteriana. As dietas ricas em carboidratos e açúcares podem aumentar o risco de cáries e doenças orais nos animais de companhia, pelo que é recomendada uma dieta equilibrada e saudável com uma quantidade adequada de proteínas e nutrientes.

    . Brinquedos e snacks. Alguns produtos podem ajudar a reduzir a acumulação de placa bacteriana e a formação de tártaro nos dentes, e ajudam a melhorar o hálito do animal de companhia e a higiene oral canina. Contudo, é importante certificar-se de que escolhe produtos seguros e adequados à idade e ao tamanho do seu animal. Pode utilizar também palitos dentários, algas marinhas, soluções antissépticas orais e os tendões secos, entre outros. 

    A importância da Higiene Oral Deficitária em cães
    Fonte: Mais Algarve

    Coloque aqui o seu comentário

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Latest Posts

    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    Assine a nossa newsletter

    para ser atualizado com todas as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.