Quinta-feira, Fevereiro 29, 2024
Mais

    Artigos Recentes

    Fim-de-semana de Exposições Caninas junta em Aveiro mais de 600 cães de raça

    A festa canina que Aveiro celebra há já duas décadas voltou em grande ao Parque de Feiras e Exposições, no último fim-de-semana, com um conjunto de eventos simultaneamente de competição, recreativos e de formação sobre os cães de raça.

    Após dois anos de constrangimentos devido à pandemia, tal como tantos outros eventos, as Exposições Caninas de Aveiro recuperaram o seu modelo habitual e deixaram a empresa municipal Aveiro-Expo e a comissão organizadora “particularmente satisfeitas”, já que foi atingido “o melhor número de entradas de sempre”: 607 exemplares inscritos na Exposição Nacional, que teve lugar no sábado, 48 exemplares na Exposição Especializada de Raças Portuguesas e 640 na Exposição Internacional, estas duas no domingo. 

    Ao longo dos dois dias, os cães passaram por nove ringues de dois pavilhões para serem avaliados de acordo com as características específicas da respetiva raça, as quais estão definidas oficialmente em estalões publicados pelo Clube Português de Canicultura (CPC) e Federação Cinológica Internacional (FCI)

    Para essa avaliação, estiveram presentes 11 juízes cinotécnicas oriundas de sete países e reconhecidas pela FCI, as quais, apoiadas por 15 comissários, analisaram, qualificaram e classificaram cada um dos exemplares nas perspectivas morfológica, estética, funcional e de temperamento.

    Após os sucessivos julgamentos, organizados segundo idade, sexo, raça e grupo de raças, um exemplar destacou-se de forma particular pois, na sequência das opiniões de diferentes juízes, foi declarado o vencedor absoluto da exposição nacional de sábado e também da especializada de raças portuguesas e ainda da internacional, no domingo, pelo que ocupou repetidamente o lugar cimeiro do pódio. Trata-se do Cão de Água Português já anteriormente proclamado campeão “Aquafortis Robel The One”, do criador norueguês Runi Kristiansen e apresentado durante o fim de semana pela “handler” (apresentadora) profissional Marta Flores.  

    No domingo, foi também disputada mais uma prova do Concurso de Jovens Apresentadores. A competição, que se desenrola ao longo do calendário português de exposições internacionais, visa estimular e premiar os mais novos a progredirem tecnicamente na apresentação de cães em ringue, sendo aberta a qualquer interessado.

    Em paralelo, decorreram igualmente exposições especializadas de várias raças de Retrievers (com a participação de exemplares Golden Retriever, Labrador Retriever, Flat Coat Retriever e Nova Scotia Duck Tolling Retriever), de Bouledogue Francês e de Pastores Britânicos e ainda uma mostra especial da raça Boxer.

    O público teve assim oportunidade de compreender a mecânica de uma exposição canina e ficar a conhecer melhor as diferenças entre as várias raças, além de ver de perto os cães e com eles interagir.

    Para os visitantes, o programa, que incluiu também exposições de gatos de raça, contemplou ainda uma zona comercial, área de restauração e espaço infantil com insufláveis, modelagem de balões e pinturas faciais.

    Veja a Galeria de Imagens:

    Coloque aqui o seu comentário

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Latest Posts

    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    Assine a nossa newsletter

    para ser atualizado com todas as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.