Sexta-feira, Março 1, 2024
Mais

    Artigos Recentes

    Expo Animal supera-se e atinge os 11 mil visitantes

    Dois dias de exposições caninas, além de eventos com outros animais, fizeram com que a 7.ª ExpoAnimal superasse, no passado fim-de-semana, a edição de 2021 e conquistasse desta vez mais de 11 mil visitantes para o Altice Forum Braga.

    A organização, a cargo da empresa municipal InvestBraga – Agência para a Dinamização Económica, avança que tinha precisamente entre os principais objetivos registar números de público acima da edição anterior, que ficara na casa dos 10 mil. E considera que um dos fatores do sucesso foi o regresso dos espetáculos de “Danças com cães” pela equipa espanhola Funny Dogs, que fez várias exibições ao longo do fim-de-semana e arrancou fortes aplausos das bancadas.

    A treinadora Maria José García fez par com dois cães da raça Border Collie (um de cada vez) e dançaram ao som de diferentes músicas, animando os mais 7.000 metros quadrados do pavilhão, onde havia numerosos stands comerciais de expositores com produtos para diversas espécies de animais de companhia, da alimentação à saúde e bem-estar.

    Com um programa especialmente direcionado para as famílias, a ExpoAnimal apresentou exposições felinas (gatos de raça) e de animais exóticos, incluindo um show de araras e papagaios pelo AquaShow.

    Mas foram as exposições caninas que dominaram a nave central do complexo, numa organização conjunta com o Clube Português de Canicultura (CPC). Os eventos caninos celebraram mesmo 15 anos de realização bracarense e foram ocasião para a InvestBraga homenagear o diretor técnico destas exposições caninas minhotas, Francisco Salvador Janeiro, atualmente vice-presidente do CPC e juiz cinotécnico “all rounder” (habilitado para julgar todas as raças caninas) reconhecido pela Federação Cinológica Internacional (FCI) e pelo American Kennel Club (AKC).

    De resto, as exposições caninas (Nacional no sábado e Internacional no domingo) contaram com a prestação de cerca de uma dezena de juízes quase todos “all rounder”, não somente portugueses mas também vindos de Brasil, Chipre, Noruega, Roménia e Singapura, para avaliar os quase 600 cães inscritos.

    Refira-se que, entre os juízes, esteve o singapurense Stanley Shen que, além de várias raças e grupos de raças, julgou também a prova a contar para o Troféu de Jovem Apresentador / Junior Handling, uma competição em que os avaliados são os apresentadores e a sua técnica em vez do cão. Tratou-se de um momento particularmente significativo porque, além de estimular os mais novos a aprimorarem a arte de preparar e apresentar cães em exposição, teve assim desta vez como juiz um ex-campeão internacional da modalidade, pois Stanley Shen ganhou destacados prémios em diversos países e foi mesmo apurado por duas vezes para uma das maiores e mais importantes exposições caninas mundiais – o Cruft’s, em Inglaterra – tendo-se até sagrado vencedor numa delas.

    Foi assim elevada a fasquia dos certames de Braga, que terminaram com a vitória absoluta do Golden Retriever “Islam Slimani de Boscardini”, na exposição nacional de sábado, e com o American Staffordshire Terrier “Karballido Staffs Ramscal MacGyver” a conquistar o primeiro lugar do pódio absoluto na exposição internacional de domingo.

    No global, a ExpoAnimal consagrou-se como “um evento de referência no setor” e confirmou ter já ganho “uma dimensão significativa no plano nacional”, segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga e da InvestBraga, que destacou o “importante impacto” do evento na dinâmica local.

    Fotos: Altice Forum Braga

    Coloque aqui o seu comentário

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Latest Posts

    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    Assine a nossa newsletter

    para ser atualizado com todas as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.