Sexta-feira, Junho 21, 2024
Mais

    Artigos Recentes

    “Estou Cãotigo” – Projeto de Mortágua com cães de companhia a seniores

    A Escola de Cães-Guia de Mortágua vai apresentar um novo projeto, “Estou Cãotigo”. Um projeto que procura combater a solidão dos idosos de duas instituições do concelho.

    Com o arranque oficial em 2019, com a sua fase piloto, tem como objetivo agora dar a continuidade a esta iniciativa. Segundo a Câmara de Mortágua, que apoia a iniciativa, este projeto teve “uma resposta social inovadora e inclusiva, ajudando a prevenir ou a reduzir situações de fragilidade e isolamento dos idosos, melhorando a sua qualidade de vida”.

    A intervenção destes patudos aos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua e da Fundação Centro Balmar, visa “ao seu estímulo cognitivo, emocional e motor, promovendo, dessa forma, a manutenção dos seus índices de bem-estar e de qualidade de vida”.

    “O foco é o idoso, as suas necessidades e capacidades, promovendo-se a intervenção do cão como elemento facilitador de toda a interação e desenvolvimento da intervenção junto da pessoa idosa”, acrescenta em comunicado.

    A Escola de Cães-Guia de Mortágua, já tinha a especialidade de cães-guia para cegos, que já é desenvolvida há 24 anos, e agora a sua equipa técnica capacitada e habilitada a promover e executar outro tipo de intervenções com os cães.

    O projeto “Estou Cãotigo” teve resultados muito positivos, na sua primeira fase, coincidindo com a pandemia da Covid-19, que levou a minimização do isolamento social por parte dos idosos.

    A Câmara explica, que o projeto desencadeou apôs a constatação de “um número significativo de cães que não são aproveitados integralmente para a função de cães-guia mas podem ser reencaminhados para outras tarefas, servindo para atividades terapêuticas e sociais, como a companhia aos idosos”.

    “Agora pretende-se dar continuidade e consolidar o projeto na comunidade local”, acrescenta a autarquia de Mortágua.

    “Estou Cãotigo” - Projeto de Mortágua com cães de companhia a seniores
    Fonte: Jornal do Centro

    Coloque aqui o seu comentário

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Latest Posts

    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    Assine a nossa newsletter

    para ser atualizado com todas as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.