Terça-feira, Julho 23, 2024
Mais

    Artigos Recentes

    Em quem deve confiar? Cães conseguem detetar pessoas falsas

    Entre tantas habilidades surpreendentes que os cães possuem, uma das mais fascinantes é a capacidade de detetar pessoas falsas. Além de demonstrar claramente quando estão felizes, assustados, doentes ou entusiasmados, os nossos amigos de quatro patas têm um talento impressionante para perceber a fiabilidade dos humanos.

    Um estudo inovador desenvolvido na Universidade de Quioto, no Japão, trouxe à luz esta capacidade extraordinária dos cães. A investigação envolveu 34 cães e foi projetada para observar a reação deles a pessoas que os enganavam, de maneira a determinar se estes conseguiam detetar pessoas falsas.

    A Experiência

    A experiência foi conduzida em três fases distintas:

    1. Primeira Fase: Uma pessoa mostrava uma caixa contendo comida a um cão.
    2. Segunda Fase: A mesma pessoa mostrava novamente a caixa ao cão, prometendo comida, mas desta vez a caixa estava vazia.
    3. Terceira Fase: A pessoa repetia a ação de mostrar a caixa ao cão, prometendo comida. No entanto, nesta fase, o cão já não seguia a pessoa, tendo aprendido que não era de confiança.

    Os resultados foram surpreendentes. “Os cães têm uma inteligência social mais sofisticada do que pensávamos, que evoluiu seletivamente ao longo da história, juntamente com os seres humanos”, explicou a investigadora Akiko Takaoka. Ela também destacou a rapidez com que os cães desvalorizavam a fiabilidade de um humano após serem enganados.

    Além desta experiência, outra fase do estudo observou as reações dos cães perante pessoas que tratavam bem ou mal os seus donos. Nesta parte do estudo, os donos pediam ajuda a várias pessoas. Algumas pessoas ajudavam, outras ofendiam os donos, e outras simplesmente não ajudavam nem ofendiam.

    O comportamento dos cães foi revelador: quando as pessoas que ofenderam os seus donos tentaram dar-lhes biscoitos, nenhum dos cães aceitou. Esta reação mostra a capacidade dos cães de avaliar o comportamento humano e tomar decisões baseadas na fiabilidade das pessoas.

    O foco do estudo era determinar se os cães conseguem detetar pessoas falsas, e os resultados confirmaram essa hipótese. A inteligência social dos cães permite-lhes avaliar rapidamente a fiabilidade dos humanos, o que é uma habilidade valiosa para a sua sobrevivência e bem-estar.

    Portanto, se alguma vez precisar de ter a certeza de que pode confiar em alguém, chame o seu cão! Confie na sua habilidade de detetar pessoas falsas.

    Em quem deve confiar? Cães conseguem detetar pessoas falsas
    Fonte: RFM

    Coloque aqui o seu comentário

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Latest Posts

    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    Assine a nossa newsletter

    para ser atualizado com todas as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.