O Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) de Alenquer viu a sua capacidade duplicar a partir de 26 de junho. Agora, o centro pode albergar 80 cães a tempo inteiro, quase duplicando a capacidade anterior, graças a um projeto de alargamento das instalações situadas na Estrada da Várzea.
Este aumento de capacidade foi possível graças à intervenção do Município de Alenquer e à colaboração com a Águas do Tejo Atlântico, que cedeu o terreno necessário ao abrigo de um protocolo estabelecido em 2021. O investimento no CROA de Alenquer totalizou 135 mil euros, resultando numa área de implantação de 550 m², que já havia sido alvo de melhorias em 2022.
Além do canil, a infraestrutura agora inclui um gatil com capacidade para 25 gatos, uma sala de tratamento, uma sala de cirurgia, uma zona de recobro, uma zona de sequestro e uma zona de quarentena. Todas estas áreas são geridas por uma equipa de seis profissionais dedicados ao CROA de Alenquer.
A cerimónia de inauguração contou com a presença do Presidente do Município, Pedro Folgado, que agradeceu a colaboração de todas as entidades envolvidas. Folgado sublinhou a importância da parceria para melhorar o CROA de Alenquer e atender à crescente necessidade de alojamento de animais. “Foi com esta parceria que conseguimos melhorar o espaço que temos. Temos a necessidade de alojar mais animais. É sempre importante a possibilidade que temos de fazer crescer um serviço e que os municípios garantam valor acrescentado”, afirmou o presidente.
Susana Guedes Pombo, diretora-geral de Alimentação e Veterinária, elogiou o trabalho realizado em Alenquer e destacou a importância de proteger tanto a população animal quanto a humana. “Todos juntos temos a capacidade de proteger a população animal, mas também protegendo todas as pessoas. A sociedade evoluiu e estes espaços existem não só por razões de saúde pública, mas pela própria segurança da população, sem esquecer o bem-estar animal”, referiu Pombo.
Hugo Pereira, vice-presidente da Águas do Tejo Atlântico, reforçou o compromisso da empresa em colaborar com os municípios e destacou o espírito de partilha e trabalho em rede. “Os municípios são nossos clientes, parceiros e acionistas. Estamos, por isso, sempre disponíveis para poder, em conjunto, pôr em prática ideias que temos em comum. O alargamento do CROA de Alenquer foi uma das muitas”, disse Pereira.
O vereador Paulo Franco expressou a sua satisfação pela expansão do CROA de Alenquer, que permitirá acolher mais animais e proporcionar-lhes uma vida melhor. Franco destacou ainda o investimento contínuo no espaço desde 2018 e a possibilidade de criação futura de uma sala de triagem e de uma sala de vacinação. “Este espaço garante uma capacidade de resposta que precisamos de ter e para uma independência que os municípios têm de saber ter. Hoje é um dia de grande felicidade”, concluiu.
O CROA de Alenquer está situado na Estrada da Várzea, junto à ETAR, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Com a nova capacidade e melhorias, o centro está agora mais bem equipado para atender às necessidades da comunidade e dos seus animais de estimação.