Muitos cães são desobedientes, o que, em muitas ocasiões, dificulta a relação com eles. Viver num espaço menor, por exemplo, é um fator que contribui para isso e, como tal, é muito importante conhecer a personalidade do seu cão e ensiná-lo a seguir regras que evitem problemas futuros.
Paciência e persistência são fundamentais neste processo. Confira algumas dicas para educar o seu cão.
aprenda a conhecer a personalidade do seu cão e habitue-se a impor-lhe limites. Ao mesmo tempo, recompense-o pelos bons comportamentos
Aprenda a impor limites ao seu cão
Dizer “não” de maneira firme e interromper um comportamento errado do seu cão são hábitos que deve ganhar. A título de exemplo: se ele estiver a roer algo, diga “não” e pare imediatamente a situação. Em ocasiões em que estejam na rua, incentive o seu cão a socializar com outras pessoas e animais.
Dê recompensas
Aplique a técnica de recompensar o seu cachorro sempre que ele adotar bons comportamentos. Seja por obdecer à chamada do dono, quando parar de ladrar depois de ordenado, ou qualquer outra atitude desobediente. Consequentemente, dê-lhe elogios e compense-o com um petisco, biscoito ou brinquedo.
Jamais bata no seu cão
Esta nunca será a solução para um problema: até pode ajudar o seu cachorro a tornar-se assustado e medroso. Seja firme quando for preciso negar-lhe algo mas sem o traumatizar.
Tenha paciência e persistência
Se for o tipo de cachorro desobediente, ele não irá mudar com facilidade. Assim, seja paciente e persistente com ele. Com o tempo, o seu cão irá compreender que precisa de se portar bem.
Tenha sempre paciência e persistência. E, claro, seja carinhoso com o seu cão de forma incondicional
Faça o seu cão sentir-se desejado no seu lar
Todos os cachorros necessitam de carinho e atenção. Consequentemente, precisa de brincar com ele, sair para passear, levá-lo a parques e, acima de tudo, provar o quanto ele é querido e desejado no seu lar. Ofereça-lhe a melhor ração possível: quanto mais saudável for, mais feliz também irá ser o seu cachorro.