Em 2023, o Centro de Recolha Oficial de Animais de Lousada registou um aumento exponencial no número de esterilizações, adoções e recolha de animais abandonados, face ao ano anterior.
Estes resultados foram conseguidos com a emissão de 409 vouchers de esterilização. O número de adoções também registou um grande crescimento, chegando aos 460. Não ficando por aqui, outro dado relevante é o número de animais eutanasiados, que ao contrário das esterilizações e das adoções, este tem baixado.
Em 2018, os números estavam perto dos 90, e no ano passado foram abatidos seis animais por decisão médico-veterinária motivada pelo sofrimento associado a doenças incuráveis.
Dr. António Augusto Silva, Vereador do Bem-Estar Animal, agradece à “Associação Lousada Animal, Cantinho da Zé, cidadãos a título individual, bem como ao PEVA – Projeto de Esterilização e Vacinação Animal (vencedor de um Orçamento Participativo Jovem), bem como aos colaboradores do CROA Municipal, que tudo fizeram para que estes números fossem possíveis”.
Além das campanhas de adoção e esterilizações, o município oferece está envolvidos noutros projetos como vacinas e o chip. Aderiram ao programa CED (Captura, Esterrelização e Devolução) destinado a gatos em colónias, tendo ainda um programa de apoio à esterilização de animais de companhia que estão a cargo de famílias carenciadas.
Dr. António Augusto Silva acrescenta que “este ano vai ser lançado um programa de apoio ao acesso aos serviços médico-veterinários para animais de companhia de famílias carenciadas até ao limite de 500€ por animal/episódio clínico”.
