Sexta-feira, Abril 12, 2024
Mais

    Artigos Recentes

    Campanha “Adota” encontra família para quase 600 cães

    A campanha “Adota” foi lançada em agosto de 2021, pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses e até agora conseguiu com que 583 cães fossem adotados.

    Só o ano passado contou com a adoção de 359 animais do Centro de Recolha Oficial (CRO) e na Animarco, associação parceira do Município. Das adoções 276 foram de canídeos, representando um aumento comparativamente com 2022, que tiveram 228 adoções, com a campanha “Adota”.

    O Vereador Nuno Pinto, responsável pelo Pelouro da Saúde Pública Veterinária, partilhou “O Município, em parceria com a Animarco, tem feito um grande esforço para promover o bem-estar animal e a adoção de canídeos, dado o número elevado de abandono animal no concelho, o que não é diferente do resto do país. Em pouco mais de dois anos, a Campanha ‘Adota’ já nos permitiu apoiar a adoção de quase de 600 canídeos, com o Município a suportar a respetiva esterilização, vacinação e identificação eletrónica. Mesmo assim, alerto que as instalações do CRO do Município e da Animarco continuam no limite da sua capacidade. Se mais não recolhemos é porque a capacidade é limitada, e por isso apelo à compreensão e sentido cívico da população. A única solução é a promoção da adoção responsável. Por isso apelo a que visitem o Centro de Bem-Estar Animal e, se tiverem condições, adotem um animal, não comprem”.

    Apesar desta aderência à campanha “Adota”, continuam a ser mais os animais recolhidos e a aguardar a recolha, do que os animais a sair das instalações. Ao longo do ano de 2023, o CRO recolheu 315 canídeos, tendo ainda realizado a esterilização de 298 animais (201 cães que foram posteriormente devolvidos às colónias).

    O Município apoia também a esterilização de animais de famílias de comprovada carência económica. Nuno Pinto explica, “Quem pretender esterilizar o seu cão ou gato e não o faz por não ter condições económicas, pode fazê-lo gratuitamente procurando a ajuda da Câmara Municipal, diretamente nos serviços municipais ou através da sua Junta de Freguesia que ajudará a efetuar esse pedido junto da Câmara”,.

    A Câmara Municipal investiu 213 mil euros no bem-estar animal, em medidas de apoio, despesas de funcionamento e melhoramento das condições das instalações. Um investimento bem superior ao de 2022 (164 mil euros).

    “Desde 2018, são mais de 840 mil euros investidos com o objetivo de melhorar o funcionamento e as condições do Centro de Recolha Oficial, assim como para reforçar a parceria estabelecida com a Animarco. Queremos que o Marco de Canaveses continue a ser um concelho amigo dos animais e por isso vamos continuar este caminho, que sabemos não é fácil, mantendo a aposta na promoção da adoção responsável e no apoio à esterilização”, concluiu o Vereador Nuno Pinto.

    As instalações do CRO e a da Animarco estão localizadas na freguesia de Vila Boa do Bispo e podem ser visitadas de segunda a sexta-feira entre as 9h00 e as 17h00.

    Campanha "Adota" encontra família para quase 600 cães
    Fonte: DogsPT Magazine

    Coloque aqui o seu comentário

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Latest Posts

    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    Assine a nossa newsletter

    para ser atualizado com todas as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.