Enquanto as chamas consomem florestas de norte a sul do país, há um grupo silencioso e muitas vezes esquecido que também precisa de ajuda urgente: os animais de companhia em zonas de incêndio. A Missão Continente acaba de ativar um programa de apoio de emergência, e uma das suas prioridades é proteger os patudos em risco, em colaboração direta com a Animalife.
Sabemos que, em situações de emergência, os cães e gatos ficam muitas vezes vulneráveis, perdidos ou expostos a ambientes perigosos. Pensando nisso, a Missão Continente estabeleceu um canal direto de apoio aos animais afetados pelos incêndios em território nacional, em parceria com a Animalife — uma associação com trabalho reconhecido no apoio a famílias carenciadas com animais.
Como funciona parceria entre Missão Continente e Animalife?
➡️ Pedidos de ajuda específicos para animais em risco (sejam eles acolhidos por famílias, associações ou protetores independentes) devem ser enviados diretamente para o e-mail: [email protected]
Estes pedidos podem incluir:
- Rações e alimentos para cães e gatos;
- Areias e produtos de higiene;
- Abrigos temporários ou acessórios de proteção;
- Transporte de emergência para zonas seguras.
Ao envolver a Animalife neste plano de emergência, está a garantir que nenhum animal é deixado para trás — seja em aldeias evacuadas, zonas de mato ou abrigos informais.
Incêndios Florestais: um perigo também para os nossos animais
Os fogos florestais colocam em risco não só vidas humanas, mas também milhares de cães, gatos e outros animais domésticos e de quinta, que muitas vezes são apanhados de surpresa ou deixados para trás durante evacuações. Este tipo de ação coordenada é crucial para responder rapidamente em campo.
A Missão Continente reforça, com esta iniciativa, que o apoio em cenários de catástrofe deve ser abrangente — cuidando das pessoas, mas também dos animais que fazem parte das suas famílias.
Esta união com a Animalife garante que o socorro chega onde realmente importa: junto dos patudos que, sem voz, também sofrem com os incêndios.
📌 Se conhece situações de animais em risco devido aos incêndios, envie um e-mail para: 📧 [email protected]
🔗 Saiba mais em: missao.continente.pt
