Rachel Bean, uma enfermeira veterinária britânica, alerta para os perigos de deixar coleiras nos animais de estimação dentro de casa.
A especialista afirma que verificou uma série de lesões causadas por esta prática e diz que estas são perfeitamente evitáveis.
Rachel já viu um pouco de tudo: desde ferimentos e mortes, como por exemplo depois de cães ficaram presos nas maçanetas das portas e engasgarem-se enquanto estavam sozinhos.
Noutros casos, algumas brincadeiras também levaram a casos de asfixia, devido ao facto dos animais estarem com coleira.
“Muitas vezes, essas lesões e tragédias podem ser evitadas simplesmente tirando a coleira. Muitas pessoas pensam que é uma exigência legal, mas isso é apenas quando está a passear o seu cão.”, realça Rachel Bean.
Acrescenta ainda que “quando você está a passear com o seu cão, consegue observá-lo de perto, mas em casa muitas coisas podem acontecer enquanto você não está a olhar, e é aí que esses situações horríveis acontecem.”
Rachel, que viaja pelo Reino Unido para lecionar oficinas de primeiros socorros caninos, disse ainda que viu casos em que, “durante uma sessão de brincadeiras, a boca de um dos cachorros ficou presa na coleira do outro, tendo criado uma situação de pânico perigosa e causado ferimentos devastadores.”